31 de Maio, 19h: “Irmãos”

 

Irmãos cartaz

Realização: Pedro Magano

Portugal | 2015 | 77’ | M/12

Uma ilha prostrada à fé destes homens. Um ritual único de esperança e de partilha.

Uma tradição com mais de 500 anos.

 

Rodado nos Açores, em Março de 2015, o documentário “Irmãos” é realizado por Pedro Magano, tem produção da Pixbee e conta com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores e da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.

Ao longo de 71 minutos, o documentário mostra esta tradição secular e toda a grandiosidade da natureza da ilha e dá-nos a conhecer sobretudo pessoas, irmãos, a comunidade de São Miguel, e não apenas o que é a romaria. Ao longo do filme vamos perceber a união que existe entre estes irmãos, de diferentes gerações, e como cada um deles vive a sua romaria. Patrício é o mais novo do grupo que, com apenas 12 anos, carrega a cruz e conduz os 53 homens do Rancho de Ponta Garça, que acompanhámos durante uma semana.

Mas neste filme não há só homens de fé e momentos de oração. Há brincadeiras, há abraços, há emoção, há cansaço, há almoços oferecidos pela comunidade que acolhe estes irmãos cada noite, em casas diferentes. Convidamos o público a descobrir uma tradição única, personagens cativantes, uma comunidade que se verga aos pés destes irmãos, durante toda a quaresma e fica em romaria, tal como eles.

“Irmãos” pretende imortalizar esta tradição, que acontece há mais de 500 anos, e que é ainda desconhecida um pouco por todo o mundo, incluindo nós portugueses. Quer retratar este evento que acontece todos os anos, juntando centenas de homens e crianças que caminham mais de 300 quilómetros, alinhados, pelas estradas e trilhos da ilha de São Miguel, rezando por eles e pelos seus.

O documentário “Irmãos” venceu o Grande Prémio Portugal Sou Eu e Prémio de Melhor Montagem no 21º Festival Caminhos do Cinema Português, estando ainda em fase de seleção para outros festivais internacionais de cinema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s