28 de Dezembro às 15h e 19h: “A Quimera do Ouro”

The gold rush

Realização e argumento: Charles Chaplin

Intérpretes: Charles Chaplin, Henry Bergman, Mack Swain, Tom Murray

EUA, 1925, 96′, M/4

“A Quimera do Ouro” foi para Chaplin o “filme pelo qual gostaria de ser recordado”. É uma das suas maiores comédias e também um dos cem melhores filmes americanos, segundo o American Film Institute. Neste filme, o “Vagabundo” vai à procura de fortuna no Yukon e atravessa momentos difíceis que transforma, como sempre, em episódios de humor. PÚBLICO

A Quimera do Ouro representa o apogeu da figuração de Charlot, incluindo mesmo a ténue linha entre comédia e tragédia: inspirado na febre do ouro do Klondike, o filme transforma a privação em celebração e possui dois dos “gags” mais conhecidos e fabulosos da sua “persona”: a dança dos pãezinhos presos por garfos e a transformação das botas em refeição, com os atacadores a servirem de “ersatz” de esparguete.

Filmado com grandes meios, na Sierra Nevada, o filme sofreu de consideráveis problemas pessoais e financeiros e acabou por ser deslocado para o estúdio. De qualquer modo, o resultado visual é extraordinário, com a famosa cena da fila humana da montanha a estabelecer precedentes gráficos importantes.

Os efeitos especiais, como o do modelo para a cabana que oscila e força os actores a lhe imitarem o movimento, permanecem inesquecíveis. Também a transformação, operada pela fome, de Charlot num frango continua a considerar-se como modelar. Estreado com grande sucesso e reposto nos anos 40, com banda sonora e comentário áudio do realizador, foi considerado por Chaplin, muitas vezes, como o filme pelo qual gostaria de ser recordado.

Mário Jorge Torres, in Ipsilon (2004)

ENTRADA LIVRE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s