28 de Dezembro às 15h e 19h: “A Quimera do Ouro”

The gold rush

Realização e argumento: Charles Chaplin

Intérpretes: Charles Chaplin, Henry Bergman, Mack Swain, Tom Murray

EUA, 1925, 96′, M/4

“A Quimera do Ouro” foi para Chaplin o “filme pelo qual gostaria de ser recordado”. É uma das suas maiores comédias e também um dos cem melhores filmes americanos, segundo o American Film Institute. Neste filme, o “Vagabundo” vai à procura de fortuna no Yukon e atravessa momentos difíceis que transforma, como sempre, em episódios de humor. PÚBLICO

A Quimera do Ouro representa o apogeu da figuração de Charlot, incluindo mesmo a ténue linha entre comédia e tragédia: inspirado na febre do ouro do Klondike, o filme transforma a privação em celebração e possui dois dos “gags” mais conhecidos e fabulosos da sua “persona”: a dança dos pãezinhos presos por garfos e a transformação das botas em refeição, com os atacadores a servirem de “ersatz” de esparguete.

Filmado com grandes meios, na Sierra Nevada, o filme sofreu de consideráveis problemas pessoais e financeiros e acabou por ser deslocado para o estúdio. De qualquer modo, o resultado visual é extraordinário, com a famosa cena da fila humana da montanha a estabelecer precedentes gráficos importantes.

Os efeitos especiais, como o do modelo para a cabana que oscila e força os actores a lhe imitarem o movimento, permanecem inesquecíveis. Também a transformação, operada pela fome, de Charlot num frango continua a considerar-se como modelar. Estreado com grande sucesso e reposto nos anos 40, com banda sonora e comentário áudio do realizador, foi considerado por Chaplin, muitas vezes, como o filme pelo qual gostaria de ser recordado.

Mário Jorge Torres, in Ipsilon (2004)

ENTRADA LIVRE

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s