27 de Outubro, 19h: “O Preço da Fama”

la-rancon-de-la-gloire-925439l-1600x1200-n-5720ce06

Realização:Xavier Beauvois

IntérpretesBenoît PoelvoordeRoschdy ZemSéli GmachChiara MastroianniNadine Labaki

FRA/BEL, 2014, 110 ‘  M/12

Suíça, finais da década de 1970. Eddy Ricaart é libertado da prisão e recebido por Osman Bricha, um grande amigo. Como ambos se encontram num momento particularmente difícil das suas vidas, decidem fazer um acordo: Osman acolhe-o em sua casa e, em contrapartida, Eddy cuidará da pequena Samira, a filha de Osman, enquanto a mulher está no hospital. Quando a morte de Charlie Chaplin é anunciada na televisão – assim como a enorme fortuna que deixou à família -, Eddy encontra aí a solução para os problemas económicos de ambos: assaltar o cemitério onde Chaplin foi enterrado, roubar o caixão e pedir um resgate. Porém, nem tudo corre como esperado…
Uma comédia dramática assinada pelo realizador e argumentista Xavier Beauvois que se inspira em factos reais. Em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza 2014. PÚBLICO

Charlot desenterrado

Xavier Beauvois sugere um sentido contemporâneo para Chaplin, e isso conquista.

Há um filme de Jerry Lewis, nos anos 60, em que ele alude – numa cena de diálogo entre palhaços, como se fosse Limelight – uma espécie de versão desagradável de Charles Chaplin, o homem que virou costas aos seus admiradores e se refugiou na Suíça.

É a visão americana do exílio de Chaplin, a visão do “fã” descoroçoado. O Preço da Fama é ao contrário, está do lado de cá (da Europa), do lado dos “vagabundos” profanadores de cadáveres, a imaginar a cumplicidade de Charlot com eles. Para além do brilhantismo da história (inspirada num facto verídico), recomposta com vigor e um humor que nunca é troppo, é essa sugestão de um sentido contemporâneo para Chaplin – muito além da simples “cinefilia” – que O Preço da Fama atira para o espectador, e com isso o conquista.

LUÍS MIGUEL OLIVEIRA 09/07/2015, in Ipsilon

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s