1 de Setembro às 19h: “National Gallery”

 

National Gallery blog

Realizador: Frederick Wiseman

Documentário

FRA/EUA/GB, 2014, 180′, M/12

Fundada em 1824, a National Gallery é um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais visitados do mundo. Localizado na Trafalgar Square, no centro de Londres, contém uma colecção de mais de 2.300 pinturas que datam desde a metade do século XIII até o início do século XX.

É neste cenário que o reconhecido documentarista norte-americano Frederick Wiseman (“Crazy Horse”, “A Dança – Le Ballet de L’Opera de Paris”) regressa ao seu registo habitual, apresentando um documentário que transporta o espectador aos bastidores do museu, onde pode ser percebida a forma como tudo funciona, desde as relações com o exterior aos funcionários que o integram, sem esquecer o público que, ao longo de todo o ano o percorre…

Aos 85 anos, Frederick Wiseman continua a filmar ao mesmo ritmo do homem de 37 que começou o intenso ofício de documentarista com Titicut Follies (1967), o primeiro de muitos olhares sobre o fenómeno institucional, neste caso num hospital criminal psiquiátrico de Massachusetts.

National Gallery, o mais recente filme, fazendo prevalecer a atitude do observador veterano sobre uma instituição, é necessariamente das suas mais contemplativas e refinadas obras documentais, em que se terçam conversas e discursos de guias, intelectuais, galeristas, gestores de marketing, curadores e restauradores. O discurso, na sua transparência quotidiana, é o que acima de tudo interessa a Wiseman, enquanto sintoma do funcionamento das organizações. Na singularidade do museu londrino, a experiência artística convida, pois, à extensa prática de análises discursivas sobre os quadrosE Wiseman foca-se nessas narrativas que saem das pinturas, provando que o discurso é a peça fundamental para seduzir o interesse comum, ou seja, levar as pessoas a dialogar com a arte – condição decisiva na vida de qualquer museu.

Inês Lourenço, in DN

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s