3 de Feveiro, 19h: “Magia ao Luar”

Magic In The Moonlight Emma Stone Colin Firth

Realização: Woody Allen

Argumento: Woody Allen

Intérpretes: Emma Stone, Colin Firth, Marcia Gay Harden, Hamish Linklater, Jacki Weaver, Eileen Atkins

EUA/RU, 97ʼ, 2014, M/12

Conhecido pelos seus números espectaculares, Wei Ling Soo é um dos mais celebrados mágicos da sua época. O que poucos sabem é que por detrás daquela carismática personagem existe Stanley, um inglês de poucas palavras, que olha o mundo com cinismo e falta de fé. Certo dia, no final de um espectáculo, é abordado por Howard, amigo de longa data, que lhe pede que o acompanhe à Côte d’Azur (França), para desmascarar uma suposta médium que conquistou a atenção de uma família abastada. Sophie, a rapariga em questão, instalou-se na mansão dos Catledge porque a matriarca está convencida de que, com a sua ajuda, poderá comunicar com o falecido marido. Apesar de Stanley a considerar uma fraude desde o primeiro encontro, a verdade é que, para seu assombro, ela demonstra possuir poderes que desafiam todas as explicações científicas. A pouco e pouco, seduzido pela franqueza e encanto de Sophie, aquele homem pragmático descobre um mundo totalmente novo e cheio de mistérios. Assim, ao mesmo tempo que que as certezas de Stanley começam a cair por terra, abrem-se brechas no seu coração…

Uma comédia romântica realizada por Woody Allen, ambientada na Riviera francesa dos anos 1930. O elenco conta com Colin Firth, Emma Stone,  Hamish Linklater, Marcia Gay Harden, Jacki Weaver, Erica Leerhsen, Eileen Atkins e  Simon McBurney nos principais papéis. PÚBLICO

 

A transparência e as máscaras do amor

Woody Allen está de volta com uma deliciosa comédia romântica, de novo em cenários europeus — “Magia ao Luar” passa-se no sul de França e tem Emma Stone e Colin Firth nos papéis principais.

Mesmo não menosprezando (longe disso!) as maravilhas que conseguimos encontrar sempre em qualquer filme de Woody Allen, é difícil não pensar que os seus trabalhos regulares na Europa — desde “Match Point” (2005) — nem sempre terão sido feitos nas condições mais equilibradas ou mais propícias. Como se a intimidade de Nova Iorque desse lugar, deste lado do Atlântico, a uma superficialidade algo turística…

O certo é que, através de “Magia ao Luar”, rodado no sul de França — com um notável trabalho de direcção fotográfica assinado por Darius Khondji —, Woody Allen reconcilia-se connosco. Aliás, em boa verdade, reconcilia-se com a sua própria arte da escrita, propondo uma aventura romântica que tem tanto de nostalgia do classicismo de Hollywood como de conto moral sobre a transparência e as máscaras do amor.

Tudo se passa em finais da década de 1920, num ambiente em que o bem-estar financeiro vai a par de uma crença “chic” nas forças do além… Stanley, interpretado por um Colin Firth de inesperada e deliciosa auto-ironia, é um ilusionista apostado em desmascarar Sophie, personagem que Emma Stone compõe com charme q. b., uma medium que se tornou famosa entre as famílias mais abastadas da Côte d’Azur.

Woody Allen filma o ziguezague da comédia romântica, não exactamente como uma antologia de personagens mais ou menos caricaturais, antes como um exercício filosófico em que cada um experimenta os limites, porventura o logro, da sua própria verdade. Daí o gosto de uma certa teatralidade que perpassa pelas situações do filme — cada ser humano existe, afinal, como personagem mais ou menos forjada para os outros.

O encanto de “Magia ao Luar” resulta desse cruzamento calculado entre o que se apresenta ligeiro ou mesmo frívolo e toda uma intensidade que, de uma maneira ou de outra, vai contaminando as relações humanas — além do mais, em tempo de tantos ruídos “especiais”, é bom encontrar um filme capaz de devolver à palavra a sua singularidade expressiva e também o seu charme.

Crítica de João Lopes, in CineMax

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s