14 de Novembro, 19h: “Quatro Curtas Portuguesas”

4 curtasRealização: Telmo Churro, João Rosas, João Nicolau, Jorge Cramez

POR, 113’, 2013, Cores

A produtora O Som e Fúria apresenta um programa de quatro curtas-metragens de realizadores distintos: “Rei Inútil”, de Telmo Churro; “Entrecampos”, de João Rosas; “Gambozinos”, de João Nicolau; e “Na Escola”, de Jorge Cramez. Todas elas se debruçam sobre a infância ou a juventude, no que elas têm de  descobertas, medos e expectativas. PÚBLICO

Quatro óptimos pequenos filmes da família O Som e a Fúria.
Quatro curtas-metragens oriundas da produtora O Som e a Fúria que, no entanto, têm mais em comum do que apenas isso. Todas se centram no universo infantil ou juvenil, e todas têm crianças ou adolescentes entre os principais intérpretes. Os mais velhinhos são mesmo os de “Rei Inútil”, o filme com que Telmo Churro, até agora mais conhecido como membro da troupe de Miguel Gomes (de quem foi argumentista e montador), se estreia como realizador. O seu protagonista é um liceal relapso e apático, siderado com os exames e com uma Lisboa um tanto desértica. O momento alto do filme, expressão de uma fantasia irónica a cortar o quotidiano monocórdico, é um encontro nocturno no Jardim da Estrela com o rex inutilis, D. Sancho II, guest star das angústias escolares da personagem principal. “Rei Inútil”, que venceu a competição nacional do último Curtas de Vila do Conde, não renega a sua “família Som e a Fúria” e tem muitíssimos pontos de contacto com os filmes de Gomes e Nicolau, de que se distingue principalmente por uma melancolia menos sonhadora e um pouco mais céptica. É uma boa estreia.

Da zona da Estrela passa-se a “Entrecampos,” num filme, o de João Rosas, que não leva esse título em vão. Uma linha ficcional simples, a história de uma miudita e do pai, que de resto tem o seu momento mais aventuroso quando abandona a zona de Entrecampos e a rapariga se perde, momentaneamente, noutras paragens da cidade. Mas a moldura para a ficção é decididamente um olhar, “traficado”, de tipo documental: em planos gerais (grandes vistas sobre as ruas, grandes vistas através das janelas) e em planos de pormenor (fachadas, lojas, apontamentos do bulício quotidiano), é a geografia, de Entrecampos propriamente dito à Avenida de Roma, que toma conta do filme, com graça, desenvoltura, e sentido de propósito.

Os “Gambozinos” de João Nicolau representam um regresso do realizador à curta-metragem, depois da estreia no formato longo com “A Espada e a Rosa”. O filme tem um tom de despedida, como se Nicolau viesse visitar a curta-metragem pela última vez, e o fizesse filmando uma espécie de despedida da infância. Como habitualmente em Nicolau, a imaginação é exuberante, o humor altamente idiossincrático, e o cinema está sempre à procura da música. É o seu filme mais parecido com algo que saísse das mãos de Wes Anderson, temperado pelo sentimento agridoce do coming of age num mundo que tem perigos (os outros miúdos que maltratam o miúdo protagonista) e salvadores, género super-herói, que saltam das sombras para o socorrer. É delicado e, sempre com ar de quem não quer a coisa, comovente.

Finalmente, “Na Escola”, de Jorge Cramez, o filme mais antigo deste programa, com data de 2010. Também é um regresso à curta de um realizador que já se aventurou na longa, com o óptimo “Capacete Dourado”. E “Na Escola” é a simplicidade ela própria. Miúdos que deixam de estar “na escola” para passearem por campos e bosques, à descoberta da natureza. Animais e vegetais, caracóis e cogumelos, tornam-se os protagonistas do filme, perante o olhar maravilhado dos miúdos. Ou de como a verdadeira “escola” está do lado da “vida”, e a vida verdadeira, como diz o provérbio, está ailleurs. É muito bonito, e o final perfeito para este conjunto de quatro óptimos filmes. (Luis Miguel Oliveira, in Ipsilon)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s