18 de Julho, 19h: “Irmã”

Sister blogRealização: Ursula Meier

Intérpretes: Léa Seydoux, Kacey Mottet Klein, Martin Compston, Gillian Anderson, Jean-François Stévenin,

FRA/SUIÇA 2012, 97’, M/12

Uma estância de esqui de luxo na Suíça. Simon é um rapaz de doze anos que vive na “cidade”, no vale, com a irmã desempregada. Todos os dias, Simon apanha o teleférico “para cima”, e rouba equipamento aos turistas, ricos que depois vende aos miúdos da cidade. Quando começa a fazer negócio com um imigrante inglês que trabalha na estância, Simon perde o controlo, o que afecta a relação com a irmã. Confrontados com a verdade de que ambos têm fugido, Simon procura refúgio “lá em cima” (L’enfant d’en haut é o título original do filme)
Filme dramático sobre o desgosto, o conflito e a necessidade de reconciliação, realizado por Ursula Meier depois do sucesso de “Home – Lar Doce Lar” em 2008, ganhou o “Urso de Prata” no Festival de Berlim 2012.

 

Na sua estreia, “Lar Doce Lar”, a suiça Ursula Meier centrava a história na imagem surreal de uma casa instalada à beira de uma auto-estrada incompleta. Aqui, há uma torre de apartamentos no meio do nada, como se a pequena e modesta aldeia onde Simon e Louise moram quisesse concorrer com as montanhas à sua volta onde os turistas com dinheiro vão fazer esqui. A divisão entre os “ricos lá em cima” e os “remediados cá em baixo” pode ser evidente, mas Ursula Meier trata-a com inteligência como uma divisão apenas aparente entre a sinceridade e a sobrevivência, onde Simon, miúdo de 12 anos que vive do material de esqui que rouba na estância de esqui, percebe que para aqueles que vivem “à margem” o afecto parece ser apenas uma transacção como outra qualquer. Kacey Mottet Klein é notável no papel principal, e Meier confirma-se como cineasta a seguir. (Jorge Mourinha, in Ipsilon)

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s