14 de Fevereiro, 19h: “Terça, depois do Natal”

TuesdayRealização: Radu Muntean

Intérpretes: Mimi Branescu, Mirela Oprisor, Maria Popistasu

ROM 2010, 99’, M/16

Paulo (Mimi Branescu) e Adriana (Mirela Oprisor) são casados há dez anos e são pais de Mara, de oito. Apesar da aparente felicidade, Paulo mantém uma relação extraconjugal com Raluca (Maria Popistasu), a jovem dentista da sua filha. E mesmo ocupado com os últimos preparativos antes do Natal, os problemas da filha e a relação com a esposa, decide fazer uma visita ao consultório de Raluca, onde inesperadamente encontra Adriana. É o momento em que ambas se encontram pela primeira vez. Apesar de não originar um confronto entre os três, esta circunstância faz com que Paulo perceba que tem de tomar uma decisão definitiva: escolher a segurança de uma relação de dez anos ou o risco de uma paixão que pode deitar tudo a perder. E ele sabe que o seu tempo se esgotou e que tem apenas até terça-feira, depois do Natal, para o fazer… PÚBLICO

 
Em Cannes 2010, a terceira longa do cineasta romeno Radu Muntean, exibida numa das secções paralelas, foi considerada por muitos como digna de estar na selecção oficial – percebe-se muito bem porquê: a par do “Aurora” de Cristi Puiu (estreado no mesmo ano e também em Un Certain Regard), “Terça, Depois de Natal” injecta uma série de variações na estética tradicional da “nova vaga romena”.

Sim, não há música ao longo de todo o filme, sim, tudo se passa em planos longos que dão aos actores espaço para brilhar, mas aqui o foco desvia-se para uma classe média confortável, com smartphones topo de gama, carros de último modelo e apartamentos design. E o que se aqui conta é, muito simplesmente, a história de um bancário sem tomates forçado a escolher entre a esposa e a amante. Muntean filma-o com mão de ferro por dentro de luva de pelica, deixa os actores à solta – e a reacção de Mirela Oprisor quando Mimi Branescu lhe diz que anda com outra é cena de uma brutalidade emocional tão extraordinária que só isso já chegava para recomendar o filme. Felizmente, “Terça, Depois do Natal” não é só isso.  (Jorge Mourinha, in Ipsilon)

http://www.cineaste.com/articles/emtuesday-after-christmasem-web-exclusive

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s