14 de Junho, 19h: “Effi Briest”

Realização: Rainer Werner Fassbinder

Interpretação: Hanna Schygulla, Wolfgang Schenck, Ulli Lommel, Karlheinz Böhm

RFA, 1974, 135’, M/12

Nos 40 anos da morte de R. W. Fassbinder (a 10 de Junho de 1982), apresentamos um dos seus filmes mais importantes (considerado o melhor filme da primeira parte da sua carreira), graças ao apoio do Goethe Institut, que nos cedeu a cópia, pois esta já não se encontra no mercado.

“Effi Briest”, que foi apresentado em Portugal em Janeiro de 1983 com o título “Amor e Preconceito”, é um filme de época, que aborda a repressão social na Prússia dos finais do Séc. XIX. Baseia-se no livro homónimo de Theodore Fontane, cujo tema tem sido comparado ao de “Madame Bovary”, ou “Anna Karénina”: uma mulher jovem e casada, que se entedia na cidade de província onde vive, e arranja um amante para passar o tempo

“Effi Briest” é um filme a preto e branco, em que a mise-en-scène e a fotografia criam uma sensação de restrição e claustrophobia, que reflectem o efeito sufocante das pressões sociais.

Hanna Schygulla tem um papel brilhante como Effi Briest, quase nos fazendo esquecer que já tinha 30 anos quando fez o filme (no início, a jovem Effi tem apenas 17 anos).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s