5 de Janeiro, 19h: “Winter’s Bone – Despojos de Inverno”

Realização: Debra Granik

Interpretação: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Dale Dickey, Garret Dillahunt

EUA – 2010, 100’, M/12

A viver nas montanhas Ozark, no estado norte-americano do Missouri, com um pai traficante de drogas e uma mãe incapacitada devido a uma depressão profunda, Ree Dolly (Jennifer Lawrence), de 17 anos, é a alma da família e o único apoio de Sonny (Isaiah Stone) e Ashlee (Ashlee Thompson), os seus irmãos mais novos.

O xerife local informa-a que o seu pai tem de se apresentar ao tribunal dentro de 1 semana. Mas este desapareceu sem deixar rasto, depois de dar a casa como fiança. Para não perder a casa onde vivem, Ree terá de encontrar o pai, nem que para isso tenha de percorrer todos os recantos das montanhas. Dessa busca incessante pelos lugares prováveis e improváveis, todos a tentam dissuadir, mas a rapariga tem um único objectivo em mente: proteger a sua família, custe o que custar, nem que para isso tenha de enfrentar o código de silêncio dos clãs da zona, para os quais as únicas saídas para sobreviver no meio da pobreza são o serviço militar ou o crime.

Granik conjuga um olhar atento, e nada condescendente, sobre uma comunidade que parece saída do fundo dos tempos, com uma estrutura discreta e fluida de “thriller”, mas “Despojos de Inverno” é ainda filme um bocadinho “tolhido”, ao qual falta um pouco mais de confiança para “descolar” de algum  formalismo e, sobretudo, de uma certa indecisão no rumo a dar à história. Contudo, isso não nos deve distrair do facto de “Despojos de Inverno” ser um bom filme, sério, inteligente e atento

Adaptado do romance homónimo do escritor americano Daniel Woodrell, o filme tem a realização de Debra Granik (“Down to the Bone”) e ganhou o Grande Prémio do Júri do Festival de Sundance 2010

Foi nomeado em 2011 para os Óscares de Melhor Filme, Melhor Actriz Principal, Melhor Actor Secundário, e Melhor Argumento Adaptado.

Fontes: Cinecartaz Público/IMDB

Os comentários estão fechados.