15 de Dezembro, 19h: “Half Nelson – Encurralados”

Realização: Ryan Fleck

Interpretação: Ryan Gosling, Shareeka Epps, Anthony Mackie

EUA – 2006, 106’, M/16

Um jovem professor de história num liceu nova-iorquino é um mestre idealista e inspirador, mas é também um viciado em crack incapaz de endireitar a sua vida; uma aluna sua, miúda sossegada e desencantada, cresce sozinha entre uma mãe que se mata a trabalhar, um pai que mal conhece e um irmão na prisão. Encontram um no outro a compreensão desconfortável do beco sem saída em que o outro vive, constroem uma amizade inocente e profunda, contada com nervosismo atento pelo estreante Ryan Fleck, ancorado em duas notáveis interpretações de Ryan Gosling e Shareeka Epps.

Prova de que ainda há alma no cinema independente americano, sublinhando com extrema inteligência e discrição a dimensão política que tudo parece assumir na América moderna – mesmo quando, na verdade, tudo não passa de gente à procura de si mesma. Sem medir as palavras: grande filme. (Jorge Mourinha, in Ipsilon)

“Half Nelson” ganhou os Prémios do Júri nos Festivais de Locarno e Deauville. Ryan Gosling foi nomeado para o Óscar de Melhor Actor em 2007.

Fonte: Cinecartaz/Público

Os comentários estão fechados.