24 de Novembro: 19h “Il Divo”

Realização: Paolo Sorrentino
Interpretação: Flavio Bucci, Carlo Buccirosso, Anna Bonaiuto, Toni Servillo
ITÁLIA, 2008, 110′

O retrato da vida de Giulio Andreotti (Toni Servillo), um dos políticos italianos mais influentes e controversos do pós-Guerra. Escolhido sete vezes para primeiro-ministro, viu a sua carreira marcada por conflitos eleitorais, atentados terroristas e diversas acusações sem nunca perder a serenidade e o carisma que sempre o caracterizaram.
Na sua última eleição, no início da década de 90, já à beira dos 70 anos, Andreotti não teme ninguém. Satisfeito com o poder, sai sempre intocável das suas batalhas políticas, de todas as incriminações e processos judiciais. Até que a Máfia, o mais forte e violento contrapoder de Itália, se imiscui excessivamente na sua vida…
Realizado por Paolo Sorrentino, o filme recebeu o prémio do Júri no Festival de Cannes de 2008.

“Il Divo” abdica de todas as âncoras e convenções do “biopic” tradicional para se tornar numa metáfora surreal, quase experimental, da história contemporânea de um país afectado por uma ferida aberta que nunca sarou (o assassinato de Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas em 1978) e corporizado numa única personagem situada no ponto exacto onde a política, a sociedade, a religião, a corrupção, o crime confluem e se cruzam.

Fonte: Cinecartaz/Público

 

 

Os comentários estão fechados.