4 de Agosto: 19h “O Segredo dos Seus Olhos”

Realização: Juan José Campanella

Interpretação: Ricardo Darin, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, Carla Quevedo

 

ARGENTINA/ESPANHA – 2009, 127’  M/12

Em 2010, “El Secreto de Sus Ojos”, já premiado com o Goya espanhol, é candidato aos Óscares da Academia de Hollywood e, para surpresa de muitos, consegue bater as obras de Haneke (O Laço Branco) e Audiard (O Profeta), considerados favoritos ao galardão.

A crítica portuguesa dessa data comentou: “já não se fazem filmes assim; nem mesmo os americanos que os sabiam fazer tão bem”. E acrescentava: “é uma boa surpresa, pela elegância e pela inteligência com que percorre caminhos muito diversos – o melodrama romântico, o policial, o “thriller” politico – num único mundo, adulto e sóbrio, mostrando também a transição da Argentina liberal para a repressão dos “coronéis”.

A juntar a isto, um par de actores notável, Ricardo Darin e Soledad Villamil, que se movimentam discretamente, dando-nos as nuances de uma representação milimétrica, entre um passado e um presente, que sentimos vivido e sofrido. Tudo envolvido em tons quentes de castanhos e vermelhos, que são efectivamente um regalo para os olhos.

Falta só o resumo da história: um crime perpetrado há 25 anos ficou gravado na mente de Espósito, funcionário judicial reformado, a braços com o vazio de uma existência que decide preencher com o relato dos factos que ainda o angustiam.

Ao relembrar tudo o que aconteceu, descobrirá uma maneira de rescrever o passado, e alterar o futuro.

Os comentários estão fechados.