28 de Julho, 19h: “Im Juli – Em Julho”

Realização: Fatih Akin

Interpretação: Moritz Bleibtreu, Christiane Paul, Mehmet Kurtulus, Jochen Nickel, Fatih Akin

ALEMANHA – 2000, 96’ M/12

Fatih Akin, nascido em Hamburgo em 1973, filho de pais turcos, não pretende ser classificado nos estilos predominantes do cinema, apenas quer fazer cinema comercial, dirigido ao grande público. Tem, contudo, um olhar muito pessoal, alinhando a despreocupação com a inocência.

“Em Julho” é um descontraído “road movie”, sob o calor de um Verão europeu, uma viagem quase iniciática de um jovem professor, que vive neste Verão mais do que em toda a sua existência anterior.

Numa estrada da Bulgária, sob um calor escaldante, roda velozmente um Mercedes com matrícula de Berlim. Subitamente a luz do dia desaparece, e o condutor encosta o carro à beira da estrada. Sai da viatura, e abre o porta bagagens onde se vê um cadaver. Usa um “spray” para combater o mau cheiro. Um estranho aparece, os dois homens lutam, e logo a seguir vêmo-los a seguir viagem – Daniel, o professor, e Isa, o turco de Berlim – no carro deste ultimo, enquanto Daniel conta a história desde o início. Alguns dias antes, Daniel era um simples professor, e agora ruma a Istambul para encontrar uma mulher que lhe é quase desconhecida.

As peripécias são muitas, mas para as saberem, terão que ver o filme.

Os comentários estão fechados.