14 de Julho, 18.45h: “O Testamento do Sr. Napumoceno”

Realização: Francisco Manso (a)

Interpretação: Nelson Xavier, Maria Ceiça, Chico Diaz, Zezé Motta, Via Negromonte, Milton Gonçalves, Francisco de Assis, Carla Leal, Camacho Costa, Elisa Lucinda, Cesária Évora, Ana Firmino, Silvestre Évora, Eliezer Motta, …

PORTUGAL/BRASIL/CABO VERDE/FRANÇA/BÉLGICA – 1997, 117’

Sinopse:

Napumoceno da Silva Araújo era o homem mais bem sucedido do arquipélago de Cabo Verde. Por isso, a sua morte não deixou ninguém indiferente, especialmente o seu sobrinho, que já se via herdeiro universal.

Mas a vida de Napumoceno guardava segredos, e entre eles a existência de uma inesperada filha ilegítima, Graça, herdeira de toda a sua fortuna.

Através de fitas gravadas, Graça vai descobrindo a verdadeira personalidade de seu pai, um homem ambicioso, astuto, oportunista, mas também sensível e apaixonado.

Destas confissões, as que mais a surpreendem e cativam são as relações amorosas do falecido, retrato fascinante, complexo e contraditório, fortemente enquadrado no pano de fundo da sociedade caboverdiana.

Filme adaptado do romance “O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo” do escritor caboverdiano Germano de Almeida.

(a) Para falar sobre o filme teremos a presença do realizador, Francisco Manso, que prontamente acedeu ao convite endereçado pela Direcção do Cineclube de Tomar – Plano extraordinário

Os comentários estão fechados.