5 Março, 19h: "Destruir Depois de Ler"

Realização: Joel e Ethan Cohen

Intérpretes: George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton, Brad Pitt

Argumento / Produção: Joel e Ethan Cohen

Fotografia: Emmanuel Lubezki

Música: Carter Burwell

Orgiem: EUA 2008 – 01H35′

Género: Comédia Negra

Com este filme fica completa a trilogia dos idiotas, começada com “Irmão, Onde Estás?” e continuada com “Crueldade Intorelável”.

A história anda à volta de um CD, recolha de escaldantes memórias de um ex-analista da CIA, encontrado, casualmente, por um casal de patetas, doentes pela cultura física.

Na confusa rede de chantagem, mal-entendidos e muitos cadáveres, morre a cínica mulher do analísta, o seu amante, espião e sexómano e o idoso gerente de um ginásio.

Com uma encenação quase perfeita e um enredo de encher o olho (Markovich inquietante, Swinton autoritária, McDormand pereita, um Brad Pitt num impagável aparvalhado e finalmente um Clooney sem surpresas mas num registo muito puco habitual), Bunr After Reading pode parecer à primeira vista um hilariante divertimento. Mas, dentro dos gags a roçar o absurdo, bem temperado com eficientes doses de “veneno”, adicionadas por mão de mestre, o filme conta uma outra história, muito ao gosto dos manos Cohen e onde a volência irrompe inesperadamente, como sempre.

Os chefes são ainda mais estúpidos do que os subordinados, todos atraiçoa, que a ética ou sombra dela está fora de circulação, pois o dinheiro e o “lefting” são os únicos créditos concotação.

É óbvio que em toda a história está latente ainda a paranóia e a incerteza, para além da teoria da conspiração omnipresente nos tempos actuais, bem como a crítica ao funcionamento burocrático dos serviços secretos, policiais e escalões político-diplomático-militares dos EUA, desde o fim da guerra fria e acentuada pelo pós 11 de Setembro.

Em Veneza, à pergunta “mas então, para vocês venceram os idiotas?”, Joel e Ethan, depois de uma pausa de suspense, responderam com um seco “sim!” sem esboçarem qualquer sorriso.

jm.

Trailer


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s